quarta-feira, 30 de março de 2011

Palestrantes

Ildeu de Castro Moreira: Doutor em Física pela UFRJ, é professor do Instituto de Física da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ). Realizou estágios de pesquisa na França, na École Polytechnique e na Universidade de Paris VII. Trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), de história da ciência, em particular história da ciência no Brasil, e comunicação pública da ciência. Desenvolve atividades nas áreas de ensino de física e divulgação científica, dedicando-se também à edição de livros científicos e de divulgação. Foi editor científico da revista Ciência Hoje e membro de comitês editoriais de várias revistas científicas. Coordenou a Comissão Executiva do Ano Mundial da Física (2005) no Brasil e foi membro da Comissão Interministerial para as Comemorações do Centenário do Vôo do 14 bis. Coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos anos de 2004 a 2007. Foi membro do Comitê Temático de Divulgação Científica do CNPq (2005-2007). Pertenceu aos Conselhos da Sociedade Brasileira de História da Ciência (1990/1994), da Sociedade Brasileira de Física (1999/2003) e da SBPC (2003/2007). Dirige atualmente o Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia e é membro do Conselho Nacional de Política Cultural e do CTC da Educação Básica (CAPES).

Gonçalo Dias Guimarães: Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/ UFRJ (1985) e doutorado em Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo (1996). Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico-Social e Planejamento do Município de Angra dos Reis – RJ (1990-92). É Arquiteto e pesquisador da COPPE UFRJ, desempenhando, desde 1995, a função de Coordenador Geral da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP COPPE UFRJ. Tem experiência na área tecnológica e de políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: geração de trabalho e renda, cooperativismo popular, desenvolvimento inclusivo e saúde mental.

Regina Mambeli Barros: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté (1997), mestrado em Engenharia Civil - Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, EESC/USP (2000) e doutorado em Engenharia Civil - Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos / Universidade de São Paulo, EESC/USP (2005). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica e Saneamento, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos e líquidos, recursos hídricos superficiais e subterrâneos, percepção ambiental e contaminação.

Monica Cox de Britto Pereira: Doutora em Ciências Sociais - Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA-UFRRJ (2006), Mestre em Ciências Biológicas pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro - UFRJ, Graduada em Ciências Biológicas - Ecologia pela UFRJ. Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, atuando nas seguintes áreas: Agroecologia, Epistemologia Ambiental, Sociedade e Natureza, Reforma Agrária e Meio Ambiente, Conflitos Sócioambientais, Movimentos Sociais, Assentamentos Rurais e Unidades de Conservação, Ordenamento Territorial e Ambiental, População Tradicional, Extensão, Comunidades.

Luciana Botezelli: Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras; mestrado em Ciências Florestais, área de concentração Manejo Ambiental, sub-área Sementes Florestais, pela Universidade Federal de Lavras; especialização em Ecoturismo e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais; doutorado em Engenharia Florestal, área de concentração Manejo Ambiental, sub-área Ecologia de Florestas Tropicais, pela UFLA. Tem experiência nas áreas de ecologia, botânica e fisiologia vegetal; em magistério no ensino médio, pré-vestibular e superior; participações em projetos e, também, consultorias em levantamentos florísticos e fitossociológicos, ecoturismo, sementes florestais, silvicultura, inventário florestal e recuperação de áreas degradadas. Como funcionária pública, atuou junto à Diretoria de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do Instituto Estadual de Florestas. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Recursos Naturais, da Universidade Federal de Itajubá, MG. Leciona regularmente nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Hídrica, eventualmente, nos outros cursos de engenharia da instituição.

Marilene de Sá Cadei: Graduação: Licenciatura em Ciências com Habilitação Em Biologia pela Universidade Gama Filho (1981), graduação em Habilitação Pedagógica e Administração Escolar pela Universidade Castelo Branco (1986), especialização em Docência Superior pelo Celso Lisboa (1985), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora de disciplina de graduação do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora de Educação Ambiental do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade do EStado do Rio de Janeiro (CEADS / UERJ - Ilha Grande). Membro do Grupo Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (GIEA-RJ). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Promoção da Saúde, Saúde Ambiental, Educação Ambiental, Práticas Sociais, Políticas Públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário